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O Natal está a aproximar-se e com ele vêm em passada larga as tentações culinárias!

Ora veja bem se não é assim:

  • Comer broas, rabanadas e sonhos com um café, pois já se vendem a partir desta altura nas pastelarias;
  • Os doces que nos oferecem em lojas e que nós comemos porque é só um;
  • Os doces que o colega de trabalho levou porque é Natal;
  • Os jantares de empresa, de amigos, de colegas em que não conseguimos nunca dizer que não à sobremesa, ao vinho e aos petiscos;
  • O excesso de doces na mesa de Natal;
  • A ausência de atividade física porque temos muitas compras para fazer;
  • Saltar refeições porque nos estamos a poupar para o jantar de Natal…

Já para não falar nas sobras do Natal que ficam durante semanas na nossa casa!

Deixo-vos algumas estratégias para comer nesta altura sem deitar todos os bons hábitos a perder. 

1. Controle o número de refeições diárias (5 – 7);

2. Sirva todos os doces de que mais gosta num prato de sobremesa, sem ultrapassar essa quantidade;

3. Modere o número de sobremesas e pratos principais. Na maioria das casas, existe comida em excesso;

4. Aposte na qualidade em vez da quantidade. Faça apenas as sobremesas de que mais gosta, irá ficar feliz na mesma;

5. Faça uma lista de compras para não cair em tentação. Planeie com cuidado tudo o que vai ter na sua mesa;

6. Fazer mais exercício nos dias que antecedem o natal e nos dias seguintes;

7. Beber chá. A tendência para comer diminui;

8. Não estar sentado à mesa durante todo o dia de Natal;

9. Procurar não ir para a mesa com fome. Comer, por exemplo, uma sopa antes de se sentar;

10. Arranjar sobremesas saudáveis como alternativa aos doces mais calóricos. Os doces com fruta são uma boa opção;

11. Reduzir a quantidade de açúcar das receitas tradicionais;

12. Substituir a margarina por azeite, sempre que a receita o permitir;

13. Mostrar preferência por presentes saudáveis, como um par de ténis, uma adesão ao ginásio, uma bicicleta estática, um cabaz de frutas variado, um livro de nutrição;

14. Em janeiro, inicie um registo do que come e da atividade física que realiza. Desta forma, tomará consciência de alguns erros que poderão ser corrigidos, emagrecendo os quilos que acumulou no Natal.

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