Janeiro 2016

Há sempre quem queira emagrecer, ou pelo menos perder “aquelas” gorduras localizadas que teimam em não ir embora! (mais…)

São poucas as pessoas que não gostam de pão. Muitas vezes nos planos alimentares desenvolvidos para quem quer perder peso retira-se o pão…mas será que é o mau da fita e que nos faz ficar com mais 5kg?

Uma dose de pão são aproximadamente 50g. Por isso, se comer 1 ou 2 doses de pão por dia não vai aumentar de peso.

Uma boa estratégia para controlar a dose de pão é fatiá-lo. Assim facilmente limita a sua dose diária a 1 ou 2 fatias.

Experimente fazer pão em casa!

Assim, pode seleccionar ingredientes de boa qualidade, juntar semente e frutos secos e caso tenha alguma insensibilidade ao glúten pode também usar farinha sem glúten.

Ao contrário do que a maioria pensa, não é preciso ter uma máquina de fazer pão. Basta um forno!

Deixo-lhe aqui uma receita que ADORO!

Pão de centeio

Numa tijela grande coloque 200g de farinha de centeio, 100g de miolo de amêndoa moído e 150 de mistura de sementes ao seu gosto (utilizo girassol, sésamo e abóbora) e sal marinho q.b.. Adicione 4 ovos grandes e misture. Prepare numa tijela à parte, 7g de fermento de padeiro dissolvidos em 375ml de água morna. Deixe repousar alguns minutos e de seguida junte a água à farinha até estar tudo bem incorporado. A consistência deve ser semelhante à de um polme. Verta para uma forma forrada com papel culinário.

Leve ao forno durante cerca de 45 minutos a 190ºC. Espete um palito para ver se o pão está completamente cozido. Se sair húmido deixe estar mais alguns minutos no forno.

Experimente utilizar diferentes farinhas ou misturar dois tipos. A minha favorita é a de alfarroba.

Quem gosta de uma boa chávena com uma bebida quente para aquecer as mãos num dia frio de Inverno, com um aroma reconfortante?

No conforto do sofá, durante o seu dia de trabalho, antes de deitar ou ao pequeno almoço qualquer altura é boa para desfrutar de uma bebida quente e contrariar o frio do Inverno.

Uma das bebidas mais saudáveis e quentinhas é o chá e um dos meus preferidos é o de erva príncipe. Ótimo calmante, com propriedades anti-bacterianas e um excelente aroma semelhante ao limão.

Outra bebida quente, aromática e pobre em calorias, é a cevada. Ideal para quem não pode beber café. À boca, a bebida chega com um delicado sabor e aroma intenso, facilmente equiparado ao do café.

Para quem não resiste ao chocolate quente opte por versões mais saudáveis, feitas com bebida de coco, água, chocolate com pelo menos 70% de cacau e bagas de goji tituradas.