Agosto 2016

Coma sem culpas: não há razão para abandonar pratos saborosos. Existem muitos pratos saborosos, coloridos, e acima de tudo, saudáveis! Basta ser criativo na cozinha e aproveitar o tempo livre não só para passear e apanhar sol, como também para se envolver mais na cozinha e partilhar refeições saudáveis em família. Nesta altura sabem bem os grelhados, o peixe de mar, saladas e frutas da época! Tem imensas opções saborosas à disposição!

Beba mais água!

Prepare mais saladas e menos sandes. Inclua uma maior variedade de vegetais na sua salada (crus ou cozinhados) para ter uma refeição leve e rica nos sais minerais que perdemos com mais abundância nesta altura. Veja sugestões mais sugestões no meu blog. Se optar por comer pão introduza alface, tomate ou rúcula e prefira pão escuro.

Nos restaurantes diga não às entradas perigosas como o pão, manteiga e patês. Opte pelas azeitonas, tremoços ou salada de polvo/ovas.

Atenção aos temperos: o azeite é uma gordura saudável, mas deve ser usada com moderação. Evite a maionese, pois tem um elevado teor de gordura e colesterol e propensão para se deteriorar no calor.

Fique longe dos refrigerantes: opte por chás frios, limonadas caseiras, água de côco, águas aromatizadas ou sumos 100% de fruta. Se estiver em casa faça um sumo com fruta e vegetais. Use as sementes para criar uma textura crocante. São uma fonte de fibra que fará com que a absorção do açúcar da fruta seja mais lenta.

Cerveja sim, mas com limites: uma imperial (200ml) tem apenas 58kcal, tem vitaminas e minerais, não tem gordura, nem açúcar e contém 8g de álcool. Deve ser ingerido com moderação…

Faça exercício sem sacrifícios: de férias, descanso é a palavra de ordem, mas isso não é razão para ficar parada a torrar ao sol. Alguns exemplos são: uma caminhada/corrida à beira-mar, nadar no mar quando a bandeira estiver verde e com precaução, experimentar novas atividades como o surf ou bodyboard, passeios de bicicleta, jogos de praia como o voleibol ou raquetes, passeios de patins, paddle entre muitas outras.

Boas férias!

Mafalda Antunes

Crianças com padrões de vida saudáveis, sentirão os seus benefícios ao longo da vida. (mais…)

Após o nascimento das minhas 2 filhas a barriga é sem dúvida um ‘pain point’ para mim, que acredito seja comum a muitas mulheres. (mais…)

Passar o dia na praia em com família e amigos é o tema da época.

Entre mergulhos, jogos, castelos, piscinas na areia e sestas à sombra do guarda sol os dias vão passando numa azáfama boa.

Claro que as crianças não param e a fome aperta com frequência por estas bandas! 🙂

Manter uma alimentação saudável na praia sem passar o dia a comer pão é uma das minhas preocupações. A saúde não precisa de tirar férias e prefiro deixar as exceções para um geladinho ou bola de Berlim que também fazem parte da época, como não podia deixar de ser!

Deixo-vos várias sugestões do nosso menú de praia que fazemos com frequência:

  • Salada fria de cenoura, feijão verde e batata cozida com atum ou peito de frango/peru desfiado, temperado com azeite e pimenta
  • Salada fria de quinoa com queijo cabra, courgete e ovo cozido, temperado com azeite e pimenta
  • Fruta variada cortada aos cubos – melancia, melão e meloa
  • Fruta inteira – pêssegos, mirtilhos e amoras
  • Ovos cozidos
  • Tomate cherry, palitos de pepino, aipo e courgete
  • Iogurte natural
  • Água
  • Chá frio de gengibre com limão

Boa praia!

Let’s be PrettyFit!

Mafalda Antunes

A nossa saúde, assim como a nossa pele beneficia da exposição solar, desde que esta seja progressiva e controlada.  (mais…)