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  • BEBA ÁGUA!
    • É fundamental para um metabolismo eficiente.
    • Um dos melhores promotores do trânsito abdominal.
    • Além da água, as infusões com raiz de gengibre, limão e curcuma são excelentes opções anti-inflamatórias.
  • EVITE ALIMENTOS INFLAMATÓRIOS
    • Alimentos com glúten e excesso de açúcar (como por exemplo pão, tostas, bolachas, pastelaria doce e salgada) podem promover um aumento do perímetro abdominal, mesmo em pessoas não intolerantes a estes ingredientes. Este tipo de alimentos, desregula o metabolismos dos hidratos de carbono, aumentando a resistência à insulina (hormona que favorece a acumulação de gordura).
  • ACRESCENTE GORDURAS SAUDÁVEIS
    • Aumente o consumo de gorduras saudáveis como as que são fornecidas por alimentos como côco, abacate, frutos oleaginosos, peixe gordo e azeite. Além de serem muito saciantes, são boas para o metabolismo, têm um efeito anti-inflamatório e por isso benéficas para a redução do perímetro abdominal.
  • DURMA BEM!
    • A desregulação do sono é também um factor que aumenta a resistência do organismo à insulina, e aumenta a produção de hormonas do stress, o que nos permite engordar e armazenar gordura na barriga.
    • Se tem por hábito dormir pouco ou deitar-se muito tarde, comece gradualmente a deitar-se mais cedo. Dormir bem ajuda, e muito, a perder gordura abdominal.
  • PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO de forma regular!
    • O exercício físico promove um trânsito intestinal regular e ajuda a tonificar os músculos da região abdominal e, além disso, ajuda a relaxar e a combater o stress.

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