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A rotina de stress generalizada dos dias actuais, os emails e as mensagens que esticam os nossos dias de trabalho, os filmes e as séries disponíveis 24/7, o Facebook mesmo antes de adormecer e um dia inteiro de trabalho no dia seguinte, reduzem substancialmente o número de horas de sono.

A privação do sono tem efeitos nefastos na saúde. Há estudos que relacionam a falta de sono com a diabetes, doença cardíaca, Alzheimer e alguns tipos de cancro. Um estudo recente mostra uma relação directa da falta de sono com o aumento do peso e obesidade.

3 Razões porque a falta de sono pode engordar

  1. Menos sono significa mais tempo acordado e mais oportunidades para comer.
  2. A falta de sono desregula  a hormona do apetite.
  3. Fica demasiado cansada para treinar.

Agora que sabe desta relação directa da falta de sono com a obesidade o que será que pode fazer? Existem várias estratégias.

  • Se ficar acordada até tarde e atacar os snack lembre-se: pode não ter fome, pode ser só uma desregulação hormonal. Experimente beber um copo de água ou um chá.
  • Se trabalha por turnos ou tem dificuldade em adormecer à noite, tente compensar com sestas “estratégicas”. Desta forma, é menos provável ter vontade de atacar os snacks.

Mais importante ainda é criar uma rotina de sono saudável. Regule a sua hora de deitar, apanhe bastante luz solar durante o dia, evite estimulantes antes de dormir (café, álcool, tabaco) e expulse os gadgets do quarto.

Espero que este artigo a tenha ajudado e que da próxima vez que sentir fome à noite saiba o que fazer. 🙂

#LetsBePrettyFit #MafaldaAntunesPersonalTrainer

 

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