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Ontem realizou-se em Lisboa o evento Wanderlust 108.

1 =  União  0 = Totalidade  8 = Amor Infinito

O Wanderlust 108 é a celebração do movimento mindful com um triatlo diferente. Três atividades que se complementam: uma corrida de 5km, uma aula de yoga ao ar livre e meditação guiada. Depois do triatlo, todo um conjunto de actividades nos Jardins da Fundação EDP como Acroyoga, Aerial Yoga, Hoola-Hoop, entre outras.

Professores de referência nacional, lideres de opinião, chefs e talento musical, num dia cheio de diversão e sorrisos, em cima e fora do tapete. Desde DJ’s no palco principal à comida orgânica e uma seleção de produtos e ofícios variados, este foi um dia para praticar, conhecer e aprender.

Neste contexto, fui convidada para estar no espaço Speakeasy para falar sobre a importância do yoga na prática de outros desportos.
Como personal trainer e coach muitas vezes recorro à prescrição desta modalidade, pois traz inúmeros benefícios indirectos quer na preparação física de atletas quer em planos de emagrecimento. Por emagrecimento entenda-se aqui não apenas a perda de peso, mas quem quer melhorar a sua composição corporal através da diminuição da massa gorda.
Reduzir o stress, ser mais presente, menos crítico e mais atento são conceitos muito falados nos dias que correm e importantes variáveis a ter em consideração na prescrição de exercício. Muitas vezes a resposta à incapacidade de se atingir determinados resultados de treino pretendidos não está nos parâmetros mais óbvios.
A atenção plena, tão falada nos dias que correm e muito praticada em modalidades como o yoga, é mais uma boa prática do que apenas uma boa ideia.
O que quero com isto dizer é que estar mais presente, criar um tempo para sentir o corpo, dar espaço para o cérebro perceber que sensações tem e que emoções está a viver no momento é uma prática de extrema importância no Mundo frenético que vivemos, no treino e fora dele.

Muitas pessoas por não estarem habituadas a ter tempo para si, acham tão “estranho” ou difícil esta prática da atenção plena. Ela não nega o desejo natural do cérebro resolver problemas. Simplesmente nos dá mais espaço para encontrar melhores formas de os resolver. Uns de uma forma naturalmente mais intuitiva e ligada às emoções, outros de forma lógica e assertiva.

Esta é uma das razões pelas quais a prática do yoga pode ter um papel determinante na preparação física para outras modalidades e até mesmo em planos de emagrecimento.
O aumento do stress implica o aumento da produção de uma hormona – o cortisol – que implica uma maior dificuldade em utilizar a gordura como fonte de energia. Gordura essa tão indesejada para quem quer emagrecer!
Por esta razão, o yoga pode ter um papel determinante na redução dos níveis de stress em planos de emagrecimento, de atletas em overtraining ou de pessoas “normais” que diariamente têm comportamentos de exercício e alimentação saudáveis, mas que não conseguem atingir os resultados que pretendem.
Muitas vezes, apesar das boas escolhas, entramos numa monotonia de prescrição de exercício físico “stressante” para os resultados que se pretendem atingir.
Reduzir os níveis de stress é também uma poderosa ferramenta para melhorar a sensibilidade à insulina.
Outro factor que importa neste contexto realçar é a importância do descanso. Esta é uma variável de treino muitas vezes descuidada, embora muito importante.
Todas as adaptações importantes de uma boa prescrição de exercício são no descanso que acontecem:
  • Renovação e reparação celular,
  • Restabelecer a circulação sanguínea
  • Aumentar a concentração de O2
  • Equilíbrio do pH
  • Remoção de metabolitos
  • Aumento das reservas de energia do músculo
Por todas estas razões, pela necessidade cada vez mais eminente de estarmos bem de dentro para fora, e porque o único lugar onde vivemos é o nosso corpo o exercício físico é sem dúvida um pilar determinante na qualidade de vida e na saúde. Seja que tipo de exercício for, incluíndo yoga!

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