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Recomendações da American College of Obstetricians and Gynecologists – http://- https://www.acog.org/Patients/FAQs/Exercise-During-Pregnancy

A prática de exercício físico está na ordem do dia e a gravidez é sem dúvida um excelente pretexto para motivar a mulher para esta prática, pois traz inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o bebé. Desde vantagens na gestão do aumento do peso até fazer com que durma melhor.

Médicos da especialidade concordam que todas as mulheres grávidas saudáveis e sem contra indicações devem ter, pelo menos, 30 minutos de actividade física diária.

Por isso, se sente que tem dificuldade em estabelecer o hábito da prática de exercício físico, ou em arranjar motivação para o fazer, esta de facto é uma fase privilegiada para dar o primeiro passo. Afinal, como é que se consegue resistir ao argumento de que “é o melhor para o seu bebé”?

As principais vantagens em praticar atividade física na gravidez são:

  • Vai sentir mais ENERGIA! Sente-se cansada? A actividade física regular fortalece o sistema cardiovascular, aumenta a resistência e diminui a sensação de cansaço.
  • Melhora a disposição. O exercício físico reduz o stress e a ansiedade.
  • Promove a libertação de endorfinas pelo organismo que provocam uma sensação de bem-estar e aumentam a tolerância à dor e assim diminuem as sensações de desconforto provocadas pela gravidez (dores na região lombar, pés inchados, etc).
  • Reduz o risco de pre-eclampsia e diabetes gestacional.
  • Promove um sono mais reparador.
  • Prepara o seu corpo para o parto. O parto é fisicamente exigente. Ao praticar actividade física na gravidez vai aumentar a força e a resistência.
  • Torna a gestão do aumento do peso mais fácil e dentro da zona saudável, tanto para a mãe como para o bebé.
  • Promove uma recuperação do parto mais rápida, tanto ao nível do peso como da composição corporal e, não menos importante, a auto-estima.
  • Melhora a sua auto-imagem, pois irá sentir-se mais tonificada, enérgica e com maior capacidade de adaptação às grandes transformações corporais que ocorrem na gravidez.

Se tem alguma preocupação específica sobre a sua saúde ou sobre a saúde do seu bebé, consulte o seu médico antes de iniciar a prática de exercício físico.

Ouça o seu corpo e mexa-se pela sua saúde e do seu bebé!

Mafalda Antunes

#gravidezativa #saudavelpelosdois #prengantnotpowerless

 

 

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