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A nossa saúde, assim como a nossa pele beneficia da exposição solar, desde que esta seja progressiva e controlada. 

Através da alimentação é possível proteger a pele, assim como beneficiar de um bronzeado bonito e saudável, ora veja como:

– Vegetais e fruta alaranjada: Os alimentos alaranjados, tais como a cenoura, abóbora, batata-doce, manga, meloa, alperce, pêssego mas também os espinafres e a couve são ricos em pigmentos chamados carotenóides. Os carotenóides são os precursores da vitamina A que intervém na formação da melanina, pigmento que protege a pele dos raios UV e dá à pele uma tonalidade bronzeada

– Tomate: O licopeno é o pigmento vermelho e tal como os carotenóides é um antioxidante, pelo que combate o envelhecimento e ajuda a prevenir danos no ADN. O licopeno dissolve-se em gordura, por isso para melhor aproveitar as suas propriedades faça por exemplo uma salada de tomate temperada com um fio de azeite;

– Chá verde: O chá verde melhora a função cardiovascular e o sistema imunitário, desintoxica, auxilia no controlo de peso, e ainda protege as células da pele da exposição da radiação UVA e UVB. Tem estas capacidades, pois é rico em flavonóides que são um grande grupo de compostos antioxidantes. O chá verde confere ainda à pele mais elasticidade, brilho natural e hidratação;

– Frutos silvestres: Os mirtilhos, groselhas, amoras e framboesas são ricos em antocianinas. Estes compostos ajudam a reduzir o risco de muitas doenças crónicas e degenerativas, fornecem uma excelente proteção contra radiação UV enquanto reparam estragos nas células da pele provocados pelo sol para a manter jovem e saudável;

– Peixes gordos e frutos oleaginosos: contém ómega-3, cuja principal fonte são os peixes gordos como a sardinha, atum, salmão. Também as sementes de chia, linhaça, sésamo, papoila, girassol são fontes deste ácido gordo essencial;

– Citrinos: limões, limas, laranjas, toranjas, clementinas, tangerinas são todos frutos com elevado conteúdo de vitamina C

– Água: é impossível falar de saúde da pele sem falar da água. É fundamental para evitar a desidratação e a pele seca. A exposição da pele em demasia à água, que é o que acontece nos banhos na praia/piscina, retira da sua superfície óleos essenciais para manter elasticidade e brilho natural. É conveniente que beba água e coma alimentos ricos em água como os vegetais e frutas.

Boa praia!

Mafalda Antunes

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