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Parece que o tempo de Outono finalmente chegou e com ele regressa a vontade comer de alguns alimentos tão típicos desta altura do ano.

Consumir fruta e legumes da época não só sabe melhor como também faz melhor!

Aconselho que, sempre que possível, consumam alimentos de origem biológica de produtores locais. Assim, têm a garantia de que são frescos e que mantêm todos os seus fantásticos nutrientes. Estes produtos não sofreram alterações para crescerem fora de tempo e/ou estiveram demasiado tempo em arcas frigorificas.

Agora, peguem nesta lista e vão ao mercado biológico mais próximo. Não se vão arrepender!

  1. Castanhas – ricas em vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue, facilitando a sua eliminação através da urina.
    São também uma grande fonte de fibra e a sua riqueza em elementos importantes ao funcionamento do sistema nervoso central ajuda a reduzir sensações de cansaço e esgotamento cerebral.
  2. Abóbora – Rica em vitamina A e C, carotenoides e fibra. Melhora a saúde ocular, previne rugas e melhora a pele, ajuda no controlo do peso e fortalece o sistema imunológico.
  3. Romã – Contém 3x mais antioxidantes que o chá verde. Com vitaminas A, C, E e ácido fólico, a romã favorece a circulação do sangue e está também relacionada com benefícios para problemas de estômago, anemia e diabetes.
  4. Espinafres -Uma dose de espinafres tem quase 20% da DDR de fibra que ajuda na digestão, favorece o trânsito intestinal e ajuda a manter em baixo os níveis de açúcar no sangue. Os espinafres são ainda benéficos para combater a osteoporose, hipertensão e um sistema nervoso saudável. Percebem agora o Popeye?? 🙂
  5. Beterraba – Esta raiz tem inúmeras propriedades saudáveis tais como: regular a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, previne e combate a anemia, mantém a saúde dos músculos, protege o sistema nervoso, previne o envelhecimento precoce, favorece a saúde ocular e melhora o rendimento do treino.
  6. Bróculos – São vegetais ricos em vitaminas B2, B3, B5 e C. Os brócolos são também ricos em 3-indol-carbinol, uma das substâncias mais estudadas para o tratamento e prevenção de vários tipos de cancro. Os brócolos são ainda ricos em vitamina K, uma vitamina responsável pelo  fortalecimento dos ossos, já que favorece a absorção do cálcio pela estrutura óssea. A ingestão deste vegetal, ou de outros de folhas verde-escuras, ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, devido às suas funções antioxidantes.
  7. Couve – A couve é rica em ferro e clorofila, e por isso ela é uma ótima opção para tratar a anemia, diminuir a retenção de líquidos e evitar a absorção de substâncias químicas dos alimentos, ajudando assim na desintoxicação do organismo. Esta hortaliça também é rica em ácido fólico, uma vitamina essencial para a gravidez, pois ajuda no desenvolvimento da medula dos bebés durante a gestação.

 

Mafalda

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