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É seguro praticar exercício físico durante a gravidez?

Se é saudável e a sua gravidez decorre normalmente, é seguro continuar ou iniciar a prática de exercício físico na gravidez. No entanto, devem existir modificações dos exercícios e atividades selecionadas de acordo com o trimestre da gravidez em que se encontra.

O exercício físico não aumenta o risco de aborto espontâneo, baixo peso do bebé ao nascer ou parto precoce.

De uma maneira geral a grávida poderá praticar desporto desde que não haja sinais de alarme. Esses, ou serão detetados pela própria grávida, como no caso de uma perda de sangue por via vaginal, ou o médico assistente encarregar-se-á de a alertar face a alguma situação por ele diagnosticada.

 

Existem certas condições que tornam o exercício contraindicado durante a gravidez?

Claro que sim!

Mulheres com as seguintes condições ou complicações não devem praticar exercício físico durante a gravidez:

– Certos tipos de doenças cardíacas e pulmonares

– Incompetência cervico-ístmica (situação em que o colo do útero abre sem motivo aparente)

– Gravidez múltipla com fatores de risco para parto prematuro

– Placenta previa após as 26 semanas de gravidez

– Se tiver episódios de hemorragia no 2º ou 3º trimestre

– Em situações de ameaça de parto pré-termo na gravidez atual ou em anteriores

– Pré-eclâmpsia ou hipertensão arterial induzida pela gravidez

– Anemia grave

 

Quanto exercício devo praticar durante a gravidez?

Pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana, ou seja, no mínimo 20 minutos todos os dias.

Uma atividade aeróbica é aquela em que se utilizam grandes grupos musculares de forma rítmica, mobilizando todo o corpo em geral. Provocando o aumento do ritmo cardíaco e frequência respiratória.

A intensidade moderada significa que se deve exercitar de forma a aumentar sua frequência cardíaca e começar a transpirar. Deve, no entanto, conseguir conversar normalmente durante a prática do exercício.

Exemplos de atividade aeróbica de intensidade moderada incluem caminhadas rápidas, treino de força em geral, natação, yoga, entre outros.

 

Que tipo de exercício físico poderá praticar a grávida?
Classicamente dizemos que a grávida pode fazer quase tudo, exceto atividades com impacto e as que envolvem perigo de queda. Por exemplo, será desaconselhado fazer ciclismo, mas poderá praticar em bicicleta estática; surf está fora de questão, e nadar é um dos desportos de eleição!

 

Recomendações da American Congress of Obstetricians and Gynecologists – http://- https://www.acog.org/Patients/FAQs/Exercise-During-Pregnancy

Artigo escrito em parceria com Marcela Forjaz, médica Ginecologista e Obstetra na M de Mulher https://www.facebook.com/MarcelaForjaz

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