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Sempre que divulgo uma nova data do Programa de Recuperação Pós Parto recebo muitos pedidos de informação com dúvidas sobre quando começar e que exercícios devem fazer para melhorar esta ou aquela situação.

Em primeiro lugar é importante assumir que cada pessoa é diferente da outra e apesar de existirem guidelines que devem ser tidas em consideração, a verdade é que cada pessoa deve ser avaliada individualmente.

O exercício físico no pós parto é uma questão específica de saúde de primordial importância que deve ser selecionado de forma criteriosa e de acordo com as questões específicas de cada mulher.

As guidelines da ACOG (American College of Obstetricians ans Gynecologists) para o recomeço da atividade após o parto são 4 semanas para o parto normal e 6 semanas no caso de cesariana, contudo estes prazos podem ser encurtados para mulheres que praticaram exercício físico antes e/ou durante a gravidez. Por exemplo, as miúdas giras que treinam comigo antes de engravidar e durante a gravidez retomam o exercício físico normalmente 2 semanas após o parto normal. No caso de cesariana, o prazo mantém-se nas 6 semanas pela necessidade de cicatrização.

Algumas mulheres, na ausência de complicações médicas, conseguem iniciar atividade física alguns dias após o parto. Exercícios para o pavimento pélvico podem ser iniciados imediatamente a seguir ao parto.
O exercício físico após a gravidez não deve ser adaptado. Deve ser especifico para esta fase da recuperação da mulher.

Ao longo dos 9 meses de gravidez o corpo adapta-se progressivamente a uma série de alterações anatómicas e fisiológicas (aumento do peso, alteração do centro de gravidade, diminuição da mobilidade), e adapta-se bruscamente às agressões do parto e às alterações do pós parto (sobrecarga das costas pela amamentação e colo do bebé, agressão do pavimento pélvico durante o parto).

O exercício físico pós parto deve contemplar:
– Reeducação Postural
– Recuperação da diástase abdominal
– Fortalecimento do pavimento Pélvico
– Fortalecimento da musculatura das costas
– Criar hábitos p/ integrar o exercício físico no dia-a-dia

Mães saudáveis têm bebés saudáveis.
Esta é uma altura ideal p/ adoptar um estilo de vida saudável pois existe uma motivação acrescida e supervisão médica frequente.

Este tipo de exercício, além de promover a melhoria significativa da condição física geral, tem elevada importância no reforço da sustentação da vagina e intestinos, de forma a prevenir disfunções comuns como incontinência urinária, prolapso dos órgão genitais, etc…

Muitas vezes descurado, o exercício físico no pós parto tem ainda comprovados benefícios ao nível psicológico. Em alguns casos, o pós parto é uma altura bastante solitária para a mulher. A prática de exercício físico aumenta os níveis de energia, motivação, auto-estima e previne a depressão pós-parto.

Têm mais questões que querem ver respondidas? Perguntem-me em info@prettyfit.pt
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Mafalda Antunes

Personal Trainer | Coach | Formadora

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