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São poucas as pessoas que não gostam de pão. Muitas vezes nos planos alimentares desenvolvidos para quem quer perder peso retira-se o pão…mas será que é o mau da fita e que nos faz ficar com mais 5kg?

Uma dose de pão são aproximadamente 50g. Por isso, se comer 1 ou 2 doses de pão por dia não vai aumentar de peso.

Uma boa estratégia para controlar a dose de pão é fatiá-lo. Assim facilmente limita a sua dose diária a 1 ou 2 fatias.

Experimente fazer pão em casa!

Assim, pode seleccionar ingredientes de boa qualidade, juntar semente e frutos secos e caso tenha alguma insensibilidade ao glúten pode também usar farinha sem glúten.

Ao contrário do que a maioria pensa, não é preciso ter uma máquina de fazer pão. Basta um forno!

Deixo-lhe aqui uma receita que ADORO!

Pão de centeio

Numa tijela grande coloque 200g de farinha de centeio, 100g de miolo de amêndoa moído e 150 de mistura de sementes ao seu gosto (utilizo girassol, sésamo e abóbora) e sal marinho q.b.. Adicione 4 ovos grandes e misture. Prepare numa tijela à parte, 7g de fermento de padeiro dissolvidos em 375ml de água morna. Deixe repousar alguns minutos e de seguida junte a água à farinha até estar tudo bem incorporado. A consistência deve ser semelhante à de um polme. Verta para uma forma forrada com papel culinário.

Leve ao forno durante cerca de 45 minutos a 190ºC. Espete um palito para ver se o pão está completamente cozido. Se sair húmido deixe estar mais alguns minutos no forno.

Experimente utilizar diferentes farinhas ou misturar dois tipos. A minha favorita é a de alfarroba.

Comentários ( 2 )

  • Daniela says:

    Olá Mafalda,

    quando diz para experimentar utilizar diferentes tipos de farinhas seria para substituir o miolo de amendoa (que acaba por ser uma espécie de farinha) ou a farinha de centeio?

    Por acaso tenho farinha de alfarroba em casa para tentar fazer pão. As quantidades não seriam diferentes em relação à outras farinhas?

    Obrigada,

    • Rui Soares
      Rui Soares says:

      Olá Daniela,

      A sugestão é para substituir a farinha de centeio.
      A farinha de alfarroba é super saborosa, não tem gluten e tem alto poder antioxidante. Contém vitamina B1 (boa para o funcionamento do sistema nervoso) e B2.
      O ideal é substituir parcialmente o centeio por alfarroba ou em alternativa uma mistura de farinha de grão de bico e alfarroba.
      Por serem farinhas sem gluten a textura do pão vai ser diferente com tendência a esfarelar.
      Em breve coloco uma receita com estas alternativas super saborosas e saudáveis!

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