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A obstipação e distensão abdominal são queixas cada vez mais comuns e os probióticos desempenham um papel determinante no alívio desses sintomas.

Mas o que são afinal os probióticos? Não são mais do que organismos vivos (bactérias) que exercem efeito benéfico e melhoram a flora intestinal, facilitando a digestão e absorção de nutrientes. Estas bactérias “boas”, aumentam a digestabilidade da lactose, melhoram o funcionamento intestinal e fortalecem o sistema imunitário.

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos fermentados (kefir), adicionados aos alimentos ou através de suplementação alimentar. Como exemplos tem o lactobacillus acidophillus, L. casei e L. bifidum.

Deixamos-lhe duas sugestões para adicionar os probióticos de forma simples e deliciosa aos seus pequenos-almoços:

Aveia com batido de morango

Ingredientes: 6 morangos, 6 colheres de sopa de flocos de aveia, 1 iogurte natural sólido rico em bífidus.

Preparação: Lave muito bem os morangos e corte-os em quartos. Adicione os morangos ao iogurte e triture até obter um batido. Coloque numa taça juntamente com os flocos de aveia e deixe repousar 5 minutos (até a aveia amolecer).

Flocos de centeio com framboesas

Ingredientes: 1 mão cheia de framboesas, 4 colheres de sopa de flocos de centeio, 1 colher de sopa de amêndoa triturada, 1 iogurte natural líquido rico em bífidus

Preparação: Lave muito bem as framboesas e corte-as ao meio. Coloque numa taça o iogurte líquido, a amêndoa e os flocos de centeio e adicione as framboesas.

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