Pretty Blog

É frequente as recentes mamãs procurarem o Personal Training para recuperarem o seu corpo de volta. Sem dúvida, é a melhor decisão.

 

Se passou mais de um ano após o nascimento do bebé, dependendo da condição física de cada pessoa, esta deve estar apta a realizar um treino personalizado normal, como a maior parte das pessoas.

Mas e se esta mamã quiser começar a treinar apenas umas semanas após o parto?

Vou esclarecer algumas dúvidas neste post que passam pela cabeça de muitas mulheres e nem sempre se sentem confortáveis para perguntar.

 

#1 – Amamentação

A grande maioria das mulheres opta por amamentar pelos inúmeros benefícios que este processo trás ao desenvolvimento do bebé, à promoção do relacionamento mãe/filho e aos benefícios para a recuperação física da mãe após o parto.

Como treinar nesta condição? A amamentação aumenta o tamanho das mamas, ao mesmo tempo que as torna mais sensíveis e com perda de leite.

Uma vez que a zona do peito está mais sensível, devem evitar-se exercícios Plyometricos em excesso, saltos e burpees na mesma sequência.

É fortemente recomendado a utilização de um soutien de desporto com suporte extra assim como discos de aleitamento.

 

 #2 – Incontinência

A incontinência pós parto é uma realidade que dependendo dos casos pode demorar algum tempo a passar ou nunca ficar completamente resolvido.

Existem exercícios que devido à sua especificidade promovem perdas de urina. Para algumas mulheres são os jumping jacks, para outras a corrida e para outras os espirros!

É preciso respeitar este período de desconforto e adaptação e deixar estes exercício fora do treino se provocarem perdas de urina.

 

 #3 – Falta de Energia

Existem inúmeras razões para que a recém mamã se sinta especialmente cansada, sobretudo nos primeiros meses. A privação do sono por ter de amamentar regularmente o bebé, o dispêndio energético na produção do leite, o estado de alerta de ser mãe recentemente… tudo isto consome grandes quantidades de energia.

Perceber os níveis de energia de cada aluna é de primordial importância. É possível motivar e puxar por ela durante o treino mas é necessário dar mais tempo para que possa recuperar ou encurtar os treinos se necessário. Desistir é que não faz parte do plano! 🙂

 

 #4 – A mulher mais distraída do mundo

Foi às compras e deixou a porta de casa aberta, o telemóvel em cima do tejadilho do carro, as calças não condizem com a t-shirt e esqueceu-se de lavar os dentes? Não ligue. Vai passar!

Dormir pouco, espaçadamente, o choro do bebé que precisa de atenção e ainda ter de tratar das rotinas da casa causa este tipo de situações!

No treino vai ser igual. Não se vai lembrar da sequência de treino que acabámos de fazer, vai-se esquecer da marcação que fez comigo (not cool, mas eu vou dar um desconto :)). A sua memória vai regressar e tudo vai voltar ao normal… não se esqueça disto!

 #5 – É mais difícil recuperar depois do treino

Os seus músculos não vão recuperar tão rápido como de costume por causa da falta de sono e especialmente se estiver a amamentar.

A nutrição vai representar um papel muito importante neste capítulo assim como os seus hábitos pós treino.  O retorno à calma com alongamentos estáticos e a utilização do foam roler para libertação miofascial são um plus.

A nutrição pré e pós treino é super importante. Comer alimentos de qualidade e cheios de nutrientes são parte de uma fórmula vencedora e eu guio-a durante todo o processo. Uma alimentação que privilegie este tipo de alimentos trás enormes benefícios para si e para o seu bebé.

 

Resumindo

O período a seguir ao parto é ao mesmo tempo especial e desafiante. Como Personal Trainer, o meu papel é perceber o que se está a passar consigo e guiá-la para treinar e ter os resultados que procura respeitando os períodos de stress e descanso que também fazem parte deste processo. Afinal o seu corpo e as suas hormonas estão numa situação bastante diferente do habitual.

O seu comportamento pode parecer normal, vai querer parecer normal… só que não! Há demasiadas coisas a acontecer neste momento e eu vou lá estar com a exigência e paciência necessárias para que se sinta bem.

Trust me. I’m a mother! 🙂

#LetsBePrettyFit #MafaldaAntunesPersonalTrainer

Comentários ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *